31- E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.
32 - E foram sós num barco para um lugar deserto.
33 - E a multidão viu-os partir, e muitos o conheceram, e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se dele.
34 - E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor, e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
35 - E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele, e lhe disseram: O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado.
36 - Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si, porque não têm que comer.
37 - Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos denários de pão para lhes darmos de comer?
38 - E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes.
39 - E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em grupos sobre a erva verde.
40 - E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinquenta em cinquenta.
41 - E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos.
42 - E todos comeram, e ficaram fartos,
43 - E ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.
44 - E os que comeram dos pães eram quase cinco mil homens.
45 - Logo a seguir, pediu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.
46 - E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar.
Observe que eles olharam para aqueles pães com certo desprezo, pois era muito pouco diante do que precisavam.
Jesus dá o exemplo, pois “tomando os cinco pães e os dois peixes e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porem diante da multidão.“ Marcos 06:41.
Após dar graças, Jesus devolve aos seus discípulos os mesmos pães e, assim, milhares de pessoas comeram, sobrando ainda doze cestos de pedaços. Marcos 06.42-43.
Jesus usou a multiplicação dos pães e peixes para dar uma lição importante sobre a salvação. Pouco tempo depois de multiplicar a comida, Jesus explicou que Ele é o pão da vida, que dá vida ao mundo e mata toda a fome. Somente quem se alimenta de Jesus, pela fé, será salvo. E o alimento que Jesus nos oferece nunca acaba.
"Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão. Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida, o que vem a Mim jamais terá fome, e o que crê em Mim jamais terá sede". João 6:33-35.
Portanto, a multiplicação mostrou que o poder de Jesus é ilimitado. Ele não era um homem qualquer, ele era o Filho de Deus, com todo o poder de Deus.
Veja o poder da gratidão, antes da multiplicação acontecer é preciso ter um coração grato. Agradeça por tudo porque a gratidão multiplica o que está em sua mão. Deus lhe abençoe!!
Fonte: Bíblia Sagrada.