Ele também destacou que Deus mantém Sua aliança e tem misericórdia daqueles que O amam, como se quisesse lembrar a Deus que Ele sempre havia sido fiel e agora não podia ser diferente.
Nessa época, Neemias era o copeiro do rei persa Artaxerxes, ele desejava reconstruir os muros de Jerusalém. Deus chamou o copeiro para uma obra específica. Ele jejuou e orou antes de falar com o rei porque amava sua cidade e seu povo.
Leia a oração de Neemias 1:5-11. Quais são os componentes dessa oração? Por que o servo de Deus se incluiu no grupo dos culpados?
Oração: Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos.
Que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado.
Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.
Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: "Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações,
mas, se voltarem para mim, obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome".
Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.
Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze com que hoje este teu servo seja bem-sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Neemias 1:5-11.
Analisando a Oração:
1- Reconhecimento da grandeza e misericórdia de Deus: Senhor, Tu és grande e tens misericórdia. Neemias 1:5.
2- Súplica para que Deus ouvisse sua oração: Ouça-me! Neemias 1:6.
3- Confissão dos pecados. Neemias 1:6-7.
4- Solicitação de que o Senhor Se lembrasse das Suas promessas. Neemias 1:8-9.
5- Reafirmação de que Deus havia resgatado Seu povo. Neemias 1:10.
6- Nova súplica para que Deus ouvisse sua oração: Ouça-me! Neemias 1:1.
7- Pedido especial de ajuda: Deus, concede prosperidade e misericórdia. Neemias 1:11.
A oração apresenta uma estrutura especial que tem seu centro no verso 8, em que Neemias articula as promessas de Deus.
Neemias não teve medo de reivindicar as promessas de Deus e lembrá-Lo delas. Evidentemente, não é que Deus não saiba ou não Se lembre do que prometeu. Em vez disso, Ele sente prazer em nos socorrer quando Lhe pedimos ajuda. Ele deseja que acreditemos em Suas promessas e as falemos em voz alta para Ele. Ao verbalizá-las, podemos ser fortalecidos em nossa decisão de confiar nelas, especialmente nos momentos em que estamos angustiados...
Portanto: A oração foi respondida no mês de nisã, aproximadamente o mês de abril de 444 a.C. Quatro meses haviam se passado desde que Neemias recebeu as notícias desagradáveis sobre Jerusalém. Durante quatro meses Neemias orou e jejuou, e é possível que, enquanto os dias se passavam, ele tivesse a sensação de que Deus não estava respondendo. Mas o tempo no relógio divino é sempre perfeito. O Senhor preparou o rei para ouvir Neemias e responder-lhe favoravelmente.
Assim como Neemias foi perseverante na oração, que sejamos também perseverantes e no tempo de Deus certamente a resposta virá. Deus abençoe a todos!!
Fonte: Bíblia Sagrada.
www.facebook.com/Setuumabencaosempre