Como superar o estresse? O bom uso do tempo, e precisamos saber como organizá-lo. O tempo é um bem que todos recebemos na mesma medida, e seu bom uso depende da maneira como cada um o utiliza.
Para superar o estresse envolve as diferentes dimensões da existência física, mental e espiritual.
01 - Plano Mental: A terapia mais eficaz nos casos de estresse é a chamada de psicoterapia cognitiva, consiste em ensinar a pessoa a dominar seus pensamentos, em vez de deixar que os pensamentos a dominem.
Como Conseguir Isso?
* Delete os pensamentos negativos.
* Escolha temas e motivações de pensamentos positivos, experiências agradáveis do passado, pessoas a quem admiramos, amigos sinceros e divertidos ou episódios de algum livro ou filme especial que traga boas lembranças.
* Tenha como motivação os pensamentos construtivos, para solucionar os problemas que provocam o estresse. Pensar em alternativas, recursos e outras maneiras de superar uma dificuldade e não mergulhar em pensamentos destrutivo, e obsessivo.
* Despreze crenças irracionais. Há pessoas que tem ideias e crenças negativas e ilógicas sobre si e sobre o ambiente em que vivem, as quais arruínam a autoestima e aumentam o estresse. Por exemplo: "Não sirvo pra nada, ninguém gosta de mim, a felicidade não chega pra mim, minha supervisora me odeia..." Essas ideias devem ser rejeitadas. E, se alguém não consegue superar sozinho procure ajuda de um profissional e dialogue sobre o assunto.
02 - Plano Físico: O exercício físico é um excelente remédio contra o estresse. Se sua saúde permitir, faça atividade física de três a cinco vezes na semana.
* O relaxamento é outro bom remédio: separe vinte a trinta minutos, diariamente, para repousar (não para dormir), tencionando os músculos um por um, intercalando momentos de relaxamento após cada tensão.
* A respiração profunda ocasional é também muito útil para combater o estresse. Respire profundamente, procure ficar calmo diante dos problemas.
* Dieta e Alimentação: Os melhores alimentos são os que mais se aproximam de seu estado natural. Cereais integrais, hortaliças, frutas, legumes, castanhas, (oleaginosos) são também necessários, por suas propriedades curativas e nutritivas. Beba bastante água todos os dias. Outras bebidas de uso generalizado, como refrigerantes, cerveja, o café e chá preto são um peso para o organismo, é bom não beber, se beber com equilíbrio. Dormir bem um sono de seis a oito horas.
03 - Plano Espiritual: A paz mental é incompatível com o estresse. Uma consciência tranquila pode ser obtida por meio da fé e oração.
Jesus após um dia exaustivo de sermões, caminhadas e pressões da multidão, dizia a seus discípulos: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco." Marcos 6:31. Seu método consistia em Se levantar de madrugada, quando ainda estava escuro, indo a um lugar deserto para orar. Marcos 1:35.
* A meditação que recomendo é a que tem base na Bíblia. Em um ambiente livre de distrações, procure ler um pequeno texto bíblico (alguns versículos do livro de Salmos ou de Provérbios por exemplo), e reflita no seu significado, sentindo a força poética do texto, descobrindo sua mensagem. Isso faz grande diferença. Experimente!! Veja também: Ansiedade-Excesso de Futuro.
* Precisamos administrar aquilo que pensamos, nutrir os bons pensamentos e reduzir e até mesmo deletar os que não são bons.
A Bíblia fala em Filipenses 4:8 "Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai." Veja também: Depressão - A Doença do Século
Portanto, procure se distrair ocupando a mente com pensamentos mais edificantes. Cultive sempre uma atitude positiva para com todas as coisas e ocupe sua mente com temas agradáveis e construtivos, e delete da sua mente os pensamentos indesejáveis e negativos. Deus lhe abençoe!
Fontes: Bíblia Sagrada.
www.facebook.com/Setuumabencaosempre