A Origem do Mal.

Um pai com o seu filho dirige numa rua movimentada, subitamente, assaltantes abordam o carro e arrancam o homem do volante. Tudo é muito rápido. Não dá tempo de o filho ser retirado totalmente do veiculo. Preso ao cinto de segurança do lado de fora do veiculo, o garoto é arrastado à rua a fora, momentos de tensão e tristeza.
Quem é o responsável por tanta maldade? Guerras que matam milhares de inocentes, desigualdade social, vidas e sonhos arrastados por um tsunami,  doenças, epidemias, pandemias, pais que se separam, deixando filhos traumatizados... Coisas que acontecem todos os dias à nossa volta e nos fazem pensar que algo está errado. 
Quem é o responsável por isso? A Bíblia responde para esta e muitas outras questões.

Quem foi o primeiro ser que pecou? Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci, no monte santo de Deus estavas, no brilho das pedras andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheu o teu interior de violência, e pecaste, por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor, por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Ezequiel 28:14-17 e Isaías 14:12-14.

O grande conflito entre o bem e o mal  surgiu no coração de Lúcifer, um anjo que era perfeito e que almejou ser igual ao Altíssimo.

Onde surgiu o mal? E houve batalha no céu, Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos. Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo, ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:7-9.

O pecado surgiu no Céu, devido à escolha de um ser criado que escolheu rebelar-se contra o governo de Deus. Como resultado dessa rebelião, Lúcifer e seus anjos foram expulsos do céu e lançados para o nosso planeta terra.


             O Pecado na Terra

Que prova de obediência Deus pediu a Adão e Eva? E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:15-17.

Em que circunstâncias ocorreu o primeiro pecado na terra?
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:4-6.

O homem foi criado perfeito, dotado por Deus com a capacidade de fazer as suas escolhas. Ao ser tentado por Lúcifer e cai em tentação, cometeu o pecado da desobediência. Acreditou no tentador e desconfiou da palavra de Deus. Como resultado, sofreu terríveis consequências, dentre elas a separação de Deus. A partir de então, o pecado trouxe consigo todas as tragédias que hoje vivenciamos.

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, Eu (Jesus) vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:2. 

             O Pecado no Coração 

Quando nos tornamos pecadores? Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5.

Nascemos neste mundo na condição de pecadores. Desde pequenos, não precisamos nos esforçar muito para cometer pecados, sejam por pensamentos, palavras ou ações. Essa é a triste condição da raça humana.

Qual é a consequência final do pecado? Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23. 

A morte eterna é o salário do pecado. Isso mostra a gravidade de nos separarmos de Deus, que é a fonte da vida. O pecado é algo muito sério e tremendamente ofensivo a Deus. Por isso, deve ser imediatamente abandonado.

Como podemos vencer o pecado? Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37. O segredo da vitória  reside na presença de Jesus no coração. Quando em tentação, clame por Sua ajuda e pelo poder do Seu Espírito. A vitória será certa.

Não veio sobre vós tentação, senão humana, mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13.

Portanto, Devemos sempre lembar de que "nossa luta não é contra os seres humanos, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes." Efésios 6:12.

O Senhor Jesus resolveu o problema do pecado no Céu ao expulsar os anjos rebeldes. No Jardim do Éden, Ele apresentou a solução para o pecado através da promessa da vinda de Jesus. Mas agora o cenário é outro. Não é o Céu, e muito menos o Jardim do Éden. É o seu e o meu coração. Você consegue enxergar a batalha na qual está inserido? Consegue perceber a necessidade de um Salvador? Jesus quer vencer por você. Na verdade, Ele já venceu na Cruz do Calvário. Agora, a escolha está em suas mãos. É você quem deve decidir entre o bem e o mal. Quer uma dica? Escolha o bem. Escolha Jesus! Deus lhe abençoe!!

Fonte: Bíblia Sagrada.