O Oleiro e o Vaso.

                                                      Qual o significado da palavra oleiro, você sabe?
Oleiro é aquele profissional que produz objetos de barro, entre  eles o vaso. Quando oleiro molda um vaso é normal que ele fique com alguns defeitos. Então o profissional decide se o vaso continua com os defeitos ou ele vai remodelar o vaso. É assim que Deus trabalha em nossa vida quando permitimos.

"Esta é a palavra do Senhor que veio ao profeta Jeremias dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio  a mim a palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor, eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18:1 a 6.


Fico pensando qual foi a reação do profeta Jeremias ao ouvir a ordem de Deus: Dispõe-te! Vá a casa do oleiro e ali ouvirás as minhas palavras. E Deus lá falou com Jeremias que o trabalho que Deus faz em nossa vida é conforme a um oleiro fazendo um vaso.


É necessário a quantidade certa de barro e água, pois a massa tem que ficar no ponto. É só oleiro sabe o que e como fazer para moldar e deixar o vaso moldado. Mas ao fazer a massa de barro o oleiro molha as mãos com frequência, isso porque a massa precisa estar maleável quanto o agir das mãos do oleiro. É dessa forma que a pessoa passa a ser transformada se for maleável e permitir a atuação constante do Espírito Santo em sua vida.


As vezes lutamos, porque não gostamos de mudanças, mas Deus sabe o melhor para todos nós, e o que fazer com cada um, para que sejamos bênçãos e vasos de honra na Sua Casa.
Muitas vezes esse processo é duro, fere o orgulho humano é um trabalho que o Senhor Deus faz apenas quando a pessoa permite.


Enquanto Jeremias observava o trabalho na casa do oleiro, de repente o vaso estragou. O oleiro com paciência  retornou a massa e voltou a fazer o trabalho de modelagem. Pode acontecer o vaso se estragar, não importa para Deus, Ele é capaz de refazer, recomeçar, refazer... Assim o oleiro modela e faz  o segundo, terceiro, quarto melhor vaso.

Deus é o nosso oleiro, mesmo com toda Sua força e poder, escolheu amar um objeto tão frágil e cheio de limitações, que somos nós.


Agora é nós na Olaria de Deus: Muitos de nós fomos ou somos pedras rusticas de uma pedreira, ao
conhecer a verdade de Deus o Espírito Santo influência e nos faz  refletir e nos eleva para mais próximas de Deus e começa a nos modelar, vai lapidando, limpando o coração, tirando o pecado
e nos purificando de toda impureza.


Continuamos ainda frágeis  mas pela graça de Deus, somos transformados a cada dia até tornarmos mais parecidos com Jesus Cristo. A Bíblia diz em I Corintios 4:7."Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência  do poder seja de Deus e não de nós." Não temos nenhum mérito, a Glória é de Deus.


Não sei quanto tempo Deus começou a modelar o seu coração, mas uma coisa é certa, sempre que necessário vai retomá-la(o) em Suas mãos, com muito amor e carinho, juntar os pedaços e fazer você uma nova pessoa, uma bênção.


Que possamos ser vasos de bênçãos e de honra nas mãos do Senhor Deus.


Fonte: Bíblia Sagrada. Inspirado em Jeremias 18:1-6.


                                Senhor  Deus te abençoe.