O Que é a Fé?

Atualmente uma das palavras que ouço muito é FÉ, mas afinal, o que é a fé? Segundo o Espírito Santo, "fé é a certeza  de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." Hebreus 11:1.
Em outras palavras, fé é a certeza que temos dentro de nós de que Deus cumprirá Suas promessas escritas na Bíblia Sagrada. Muitas pessoas não acreditam e dizem: "Eu preciso ver para depois crer", entretanto, a fé é exatamente o contrário. Primeiramente, nós cremos de todo o coração, para então podermos ver com os nossos olhos físicos.

Para aquelas pessoas que precisam ver para depois crer, tenho um excelente exemplo, escrito em Lucas 18:35-43.

"Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava cego, assentado à beira do caminho, pedindo esmolas. E, ouvindo o barulho da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.

 Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno. Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
E os que iam na frente o respondiam para que se calasse, ele porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Então, parou Jesus e mandou que lhe trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista, a tua fé te salvou.
Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus."

Eu considero essa passagem bíblica uma das mais importantes no que diz respeito à fé, se considerarmos o fato de que aquele cego nunca ouvira falar a respeito do Senhor Jesus.

Porém, após tomar conhecimento de que Jesus estava chegando na cidade, imediatamente nasceu em seu coração uma grande fé, a ponto de recusar a ideia de não ser atendido logo no primeiro pedido e suplicar mais alto ainda até ser abençoado. Isso provou a sua certeza de que seria atendido, provou a sua fé!

Quantas são as pessoas que, depois de receberem a oração da fé uma única vez, e não alcançando de imediato a graça, logo perdem a confiança e desistem. Não podemos desistir, pois tudo é no tempo de Deus.

Deus prova as pessoas, e no caso do cego, creio que o Senhor Jesus havia ouvido a sua primeira súplica, contudo, esperou o segundo grito. A insistência, a perseverança mostra o valor da nossa fé em Deus.

"Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes." Tiago 1:3-4.

Portanto a fé é uma certeza íntima  de algo que se espera e que irá acontecer, qualquer que seja a situação, o momento o lugar.

A pessoa que tem fé espera com paciência para tomar posse daquilo que, pela fé, já lhe pertence, pois fé é certeza!

Fonte: Bíblia Sagrada.             Deus abençoe.
                                                          Um abraço,
 www.facebook.com/Setuumabencaosempre