A Bíblia diz em Números 13:12. "Disse o Senhor a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel, de cada tribo de seus pais, enviareis um homem, sendo cada qual princípe entre eles."
O Senhor chegou para Moisés e disse: Moisés, Eu tenho uma terra e vou dá-la para os filhos de Israel. Olha, era uma promessa do Senhor. Veja que interessante: Deus queria ver se eles estavam preparados e se iriam resistir aquilo que veriam na terra como adversidade. Doze espias foram enviados. Dentre eles, Josué e Calebe.
A Bíblia diz em Números 13:27 e 28. "Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste, e verdadeiramente, mana leite e mel, este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas, também vimos ali os filhos de Anaque."
Deus queria ver se eles estavam preparados, qual seria a reação deles. Eles chegaram lá e viram que a terra era boa, mas começaram a olhar para as dificuldades. Olhe a duvida, a insegurança, o medo, que começou a dominar o coração daqueles homens.
Talvez para alguns, a terra que mana leite e mel seja a compra da casa própria, ou a cura de uma doença, ou uma viagem, a restauração da família, aprovação num concurso público... Se você, diante disso, começar a olhar as circunstâncias, a tendência é desistir. Não desista! Persevere!!
No versículo 30 diz assim. "Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, certamente prevaleceremos contra ela."
Não havia duvida, nem medo no coração de Calebe. Havia fé, confiança! Enquanto dez homens estavam murmurando, um se levantou e disse: Nós vamos subir, vamos possuir, vamos prevalecer, vamos vencer, porque Deus vai nos dar a vitória. Os outros não acreditaram, se acharam inferiores, murmuraram, mesmo depois de tantos sinais que o Senhor havia feito, eles não acreditaram. Veja a falta de fé daqueles homens.
A Bíblia diz em Números 14:6 e 7. "Josué e Calebe, dentre os que espiaram a terra, falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo qual passam a espiar é terra muitíssimo boa."
Por causa da incredulidade, de não terem obedecido a voz de Deus, morreram murmurando.
Não é morrendo fisicamente, mas na esperança e na confiança em Deus.Tinham armas(Palavra de Deus) mas não souberam usá-las. Estavam diante daquela adversidade, e o Senhor queria ver qual seria a atitude deles e eles ficaram reclamando e murmurando. Deus não se agrada de murmurações.
Seja como Josué e Calebe. Olhe, tenha fé e confiança em Deus. Não abra mão de Deus na sua vida, não abra mão da Palavra do Senhor e da sua vida de adoração e oração.
Talvez você esteja diante de uma cidade fortificada, muralhas, situações difíceis surgiram na sua vida. Eu lhe digo: Sinta-se agora tomando posse desta terra que mana leite e mel. O que você deseja? Sinta nesta hora, que as dificuldades são apenas oportunidades para você sair muito mais fortificada e recompensada por Deus. Ele é galardoador e recompensador.
Vença essa situação e ultrapasse essa muralha e tome posse pela fé da sua vitória. Confie em Deus!
Fonte: Bíblia Sagrada. Deus lhe abençoe!
Sê tu uma bênção sempre!