Sê Tu Uma Bênção.

                     Deus Chama Abrão e Lhe Faz Promessas.

A Bíblia diz em Gênesis Capítulo 12:1 a 4. "Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei, de ti farei uma grande nação, e te abençoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele.
Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã."


Antes mesmo o Senhor Deus ter feito qualquer promessa a Abrão, determinou obrigações para depois definir as bênçãos.

Em outras palavras, foi como se Ele dissesse: Olha Abrão, se você me obedecer e sair da sua parentela e da casa de seu pai, e for para a terra que eu vou te mostrar então eu o abençoarei.

Isso significa dizer que toda e qualquer bênção de Deus está sujeita à obediência do ser humano à Sua Palavra.

Embora, Abrão tivesse as promessas, o cumprimento delas estava sujeito a sua obediência à voz de Deus.

1 - De ti farei uma grande nação - essa grande nação não representa um espaço físico grande, um lugar onde a grandeza está no caráter dos seus cidadãos. E assim possam revelar-se como diz a Bíblia em I Pedro 2:9. "Vós porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vós chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."

Espiritualmente falando, Deus quer fazer de nós uma grande nação, um povo forte, santo e obediente à Sua voz.

2 - Eu te mostrarei - Abrão precisava confiar, a partir e só então lhe seria mostrado o que Deus tinha para Abrão. Assim acontece o mesmo conosco. Aqui o Espirito Santo nos dá uma dica: A Bíblia diz em Coríntios 2:9. "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 



3- Te abençoarei - Deus quer que cada um de nós sejamos abençoados e testemunhas vivas do Senhor Jesus. A bíblia diz em Atos 1:8. "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espirito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra."

4 - Sê tu uma bênção - é interessante esta ser a única bênção imediata naquele exato momento, Abrão estava recebendo a primeira de todas as bênçãos prometidas. Deus lhe revelou que ele deveria ser uma bênção, tanto para o Senhor quanto ao próximo.

5 - Abençoarei os que te abençoarem - o Senhor Deus se revela como Deus de amor e bondade. Ele está atento a tudo o que nos sucede. Ele vê o menor gesto de quem nos retribui.

A Bíblia diz em Marcos 08:41."Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão."

6 - Amaldiçoarei os que te amaldiçoarem - Abrão era realmente um homem abençoado os que conviviam com ele no dia a dia devem ter visto e sentido nele o significado de ser um homem de Deus. 
Eu posso imaginar a situação dos que por uma razão qualquer manifestavam indiferença.

Mas Jesus disse: devemos orar pelos que nos perseguem e amar os nossos inimigos. "Eu porém vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem." Mateus 5:44.

7 - Em ti serão benditas todas as famílias da terra - esta promessa fala das bênçãos que viriam todas as famílias da terra através de Abrão. Deus chamou Abrão para fazer dele uma nação santa e pura pela qual viria a nascer o Salvador da Humanidade Jesus Cristo.

Este é o propósito maior da nossa chamada, fazer com a bênção que Ele nos deu se estenda para outras pessoas. Haverá uma recompensa eterna.

A Bíblia diz em Daniel 12:3. "Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento e os que muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente."


Abrão com 99 anos, Deus muda o seu nome. "Abrão já não será o teu nome e sim Abraão, porque por pai de numerosas nações te constitui." Gênesis 17:1 a 8.


Abraão foi muito abençoado por Deus, mas ele lutou, batalhou, passou por muitos desertos, Deus era com Abraão.


Fonte: Bíblia Sagrada.

Sê Tu Uma Bênção Sempre!