AMOR - Fruto do Espírito Santo.

"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." I João 4:7-8.

Deus é amor.  Para que possamos entender o real sentido do amor é importante que conheçamos Deus, e para isso, a primeira coisa a fazer é aceitar a Sua máxima expressão de amor por nós, ou seja, o Seu filho Jesus Cristo.
Neste estudo, iremos falar sobre o amor, base de todas as qualidades do fruto do Espírito Santo gerado em nossos corações.

Não se trata de um amor qualquer, mais do amor de Deus. Quem possui o Espírito Santo de Deus em seu coração pode amar como Jesus amou.

Existem vários tipos de amor: amor de um homem para uma mulher e vice versa, amor de irmão entre irmãos, amor de amigos, amor de pai e mãe para os filhos.... No entanto, o amor de Deus é o verdadeiro, é inexplicável, incondicional...

Qualquer forma de amor  deve ser baseado no amor de Deus.

Um relacionamento somente terá sucesso se for baseado no amor de Deus.

Quando lemos  em Gálatas 5:22, a palavra grega empregada para amor é "Ágape", que significa o amor de Deus.

Que tipo de amor é este?

É o amor que busca o bem do próximo, é aquele que é doador.
O verdadeiro  amor abre mão dos seus próprios interesses em favor do próximo sem exigir nada em troca.

Deus nos ensina o amor e revelou este amor entregando o que Ele tinha de mais precioso: o seu filho unigênito Jesus Cristo. Jesus veio ao mundo para morrer em nosso lugar.

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.

No versículo acima, vemos que  o  amor de Deus deve manifestar-se na vida do servo(a)  de Jesus Cristo e quem o produz é o Espírito Santo.

O amor em nossa vida  é a presença de Deus em nosso interior.

O amor é gerado pela presença do Espírito Santo de Deus na vida do cristão.
Após a conversão a primeira manifestação  da presença de Deus  em nossa  vida, revela que nascemos de novo, e o amor de Deus  transborda o nosso interior.

Deus nos amou primeiro e quando percebemos isto, quando este amor é derramado em nossa  vida, passamos a amar a Deus e consequentemente os irmãos na fé as pessoas...

"Se alguém disser: amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso, pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê." I João 4:20.

Ao lermos Gálatas 5:22. O amor aparece em primeiro lugar na lista do fruto do Espírito Santo, dando a entender que ele é base de todas as outras qualidades, em outras palavras, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e domínio próprio, são consequências do AMOR.

"O amor  é paciente , é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus próprios interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas  regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." I Coríntios 13:4-7.

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei." I coríntios 13:1-2.

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, porém o maior destes é o amor." I Coríntios 13:13. O  amor é o dom supremo.


A partir da aceitação desse amor divino, começamos a enxergar a grandeza, a amplitude e a extensão do que representa o amor.

O amor é o mais excelente dos sentimentos, nasce de um coração cheio do Espírito Santo, ele é base de todos as outras qualidades do fruto do Espírito Santo em nossa vida e no dia a dia pode revelar de que somos novas pessoas transformadas pelo poder de Deus.

Fonte: Bíblia Sagrada.

                                               Deus lhe abençoe.