A Morte é um Sono?

"Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus porém, falara com respeito à morte de Lázaro, mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu." João 11:11-14.
Morte fim do medo: As teorias são muitas, mas as respostas insuficientes e incertas. Ninguém se conforma com a morte. Em meio a tantas teorias e pensamentos, a boa noticia é que se você  tem perguntas sobre a morte, a Bíblia tem as respostas.


Se você tem medo da morte e sofre com a saudade de alguém que partiu, o estudo que segue é esclarecedor.

A Bíblia ensina que apenas Deus é imortal. I Timóteo 6:16.

Que elementos compõem a vida humana? Gênesis 2:7.
Para entendermos a morte, precisamos conhecer como surgiu a vida. A Bíblia ensina que a vida humana é composta de dois elementos: terra e fôlego de vida. O resultado da soma desses elementos é a alma vivente.

O que é uma alma vivente? Ezequiel 18:4.
O texto acima diz que "a alma que pecar morrerá". Logo alma = pessoa. Um estudo atento indica que, quando a Bíblia fala de alma, está se referindo a uma pessoa ou a vida dessa pessoa.
Outro exemplo: em Deuteronômio 10:22, Moisés ao falar da família de Jacó, afirma que setenta almas desceram ao Egito. O mesmo Moisés afirma em Gênesis 46:27, que setenta eram as pessoas que desceram ao Egito.

O que acontece com a pessoa no momento da morte? Gênesis 3:19.
Na morte o corpo retorna à  terra e se decompõe. Já o fôlego de vida retorna a Deus. Ecles.12:7.  Jesus comparou a morte a um sono.

Sabem os mortos algo? Eclesiastes 9:5-6,10.
"Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles dai em diante recompensa, porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor o seu ódio e a sua inveja já pereceram, nem têm dai em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura (seol), para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."


Que advertência a Bíblia nos traz sobre a consulta aos mortos? Deuteronômio 18:10-12.
A Bíblia relata a trágica história do rei Saul, que foi consultar uma médium em En-Dor, na esperança de conversar com o falecido profeta Samuel (I Samuel 28:8). Satanás aproveitou-se da situação para enganar o rei, que sofreu terríveis consequências. I Samuel 31:6.


Qual é o plano divino para resolver o problema da morte? João 5:28-29.
Para os salvos que já morreram, a ressurreição é a solução definitiva para o problema da morte. Ela ocorrerá na Volta de Jesus - primeira ressurreição. I Tessalonicenses 4:16. Para os mortos impios, a ressurreição ocorrerá após o milênio - Segunda ressurreição (Apocalipse 20:5-9)  e trará juízo e condenação.


O verdadeiro significado bíblico da palavra inferno:
1 - Palavra hebraica "SHEOL"  -  sepultura  - Jonas 2:1-2. Jó 17:13.
2 - Palavra grega "HADES" -  sepultura - Atos 2:25-32. 13:35-37.
3 - Palavra grega "GEENA" - o fogo que destruíra o impio - Mateus 10:28.
4 - Palavra grega "TÁRTAROS" -  lugar escuro, trevas -  II Pedro 2:4.

 O inferno, ou "lago de fogo", será quando Satanás e os impios forem destruídos para sempre.
 Apocalipse 20:9.  Prov. 2:22.  Salmo 37:10.
   
A expressão "fogo eterno" na linguagem bíblica não quer dizer um "período sem fim", mas significa   "enquanto a matéria durar". A consequência do resultado é morte eterna e não sofrimento eterno.


Não sei qual foi a sua reação ao ler os textos bíblicos acima. Apenas Jesus á a solução para a morte. Ele disse: "Eu Sou a ressurreição e a vida". João 11:25. Agora eu pergunto: Como está a sua vida? Se morresse hoje, estaria em paz com Deus? Pense nisso e entregue mais uma vez o coração a Jesus.
                                         
                                                             
Devemos nos preparar hoje para encontrar-nos com Deus. Pois a morte pode nos surpreender a qualquer momento, e após a mesma, não existe uma segunda oportunidade de salvação.

Conclusão: A morte não significa ir para o céu, para o fogo do inferno, para o purgatório ou para o mundo dos espíritos. A morte significa apenas a cessação da vida até a ressurreição por ocasião da segunda  vinda de Jesus.
Veja como o Apóstolo Paulo escreve a ressurreição: "Porquanto o Senhor mesmo dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descera dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles entre as nuvens para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." I Tessalonicenses 4:16-17.

Se você tem alguém querido que já faleceu, não se desespere. Apenas confie nas maravilhosas promessas de Deus e prepare-se hoje para estar entre os salvos naquele glorioso dia e eternamente ao lado de Jesus.


Fonte: Bíblia Sagrada.

                                          Deus te Ama!